Jornal Médico

PesquisarSubscrever NewsletterFacebookTwitter

Agenda de Eventos

quarta, 25 outubro 2017 10:36

FPP: Espirometrias em todo o país no Dia Mundial da DPOC

No âmbito do Dia Mundial da DPOC, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), em parceria com as Farmácias Holon, promovem, durante o mês de novembro e dezembro, espirometrias gratuitas em 138 farmácias no país. A iniciativa tem como objetivo a deteção precoce de uma doença que afeta 800 mil portugueses, bem como a capacitação das equipas das farmácias para a disponibilização de um serviço diferenciado e de valor acrescentado.

“A campanha de sensibilização ´Sabe o tamanho dos Seus Pulmões?´ resulta de um compromisso entre a Fundação Portuguesa do Pulmão e as Farmácias Holon, para o desenvolvimento da saúde respiratória em Portugal, ao nível da qualidade, acessibilidade e equidade dos cuidados, diagnóstico e tratamento. É intuito da Fundação desenvolver um programa de formação junto dos doentes respiratórios e seus familiares, bem como junto dos profissionais de saúde. Esta parceria capacita, ainda mais, os farmacêuticos em todo o país a reduzir o hábito tabágico. Iremos trabalhar em conjunto para detetar os casos de DPOC, garantir uma melhor qualidade de vida e gestão da doença respiratória no nosso país”, explica José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Para a coordenadora de Projetos e Serviços das Farmácias Holon, Mariana Rosa, “as Farmácias Holon e a Fundação Portuguesa do Pulmão defendem a prevenção de uma doença que se anuncia como a terceira causa de morte em 2020. Esta colaboração procura alcançar dois grandes objetivos: a formação dos nossos farmacêuticos e a sensibilização para uma doença que afeta 800 mil portugueses e que, mesmo assim, ainda está subdiagnosticada e subtratada”.

Subscrição da newsletter do Jornal Médico