Jornal Médico

PesquisarSubscrever NewsletterFacebookTwitter

Agenda de Eventos

quarta, 17 outubro 2018 10:14

Campanha promove rastreios à asma na Assembleia da República

A campanha “Vencer a Asma” vai levar a cabo uma iniciativa de sensibilização e de rastreio dirigida aos deputados. A ação, que inclui a realização do teste à função respiratória e o teste de controlo da asma, decorre na Assembleia da República dia 17 de outubro, entre as 10:00 e as 17:00.

O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar as entidades governamentais para a importância do diagnóstico precoce e do controlo da doença.

De acordo com dados recentes, o Estado gasta anualmente 929€ por criança com asma e 708€ por adulto, valores que aumentam para o dobro quando falamos de doentes com doença não controlada.

Esta campanha pretende, ainda, alertar o doente asmático para a valorização dos seus sintomas e para a importância da vigilância médica, com vista a uma melhoria da gestão e do controlo da doença que permitirão o aumento da qualidade de vida.

A campanha “Vencer a Asma” é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Asmáticos, Fundação Portuguesa do Pulmão, Grupo de Estudos Respiratórios da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Associação Nacional de Farmácias e da GSK – GlaxoSmithKline.

Note-se que, em Portugal, existe um milhão de asmáticos e cerca de metade não tem a sua asma controlada.

Subscrição da newsletter do Jornal Médico