Jornal Médico

PesquisarSubscrever NewsletterFacebookTwitter

Agenda de Eventos

quarta, 21 novembro 2018 12:21

Dia Mundial da DPOC: Doença afeta cerca de 800 mil portugueses

Hoje, dia 21 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da DPOC, uma doença respiratória que afeta cerca de 800 mil portugueses – 14% da população com mais de 45 anos.

De acordo com os dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias / Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), foi responsável por 8.190 episódios de internamento hospitalar e custos diretos na ordem dos 240 milhões de euros.

Embora o diagnóstico seja feito através de um exame simples e barato – a espirometria – a DPOC continua a ser uma doença subdiagnosticada. Desta forma, a FPP alerta para a necessidade de avaliação funcional respiratória através desse exame, a todos os fumadores, mesmo aos que tenham menos de 40 anos, bem como a todos os doentes respiratórios crónicos sintomáticos.

Atualmente, a abordagem terapêutica assenta em três pilares, sendo eles a interrupção do hábito de fumar, medicação dirigida, onde se inclui a vacinação antigripal e antipneumocócica, e a reabilitação respiratória.

A FPP propõe às autoridades da Saúde que apostam no desenvolvimento das seguintes medidas: criação de uma rede nacional de espirometria, acesso gratuito à vacina antipneumocócica e fomentação de uma rede nacional de reabilitação respiratória.

Subscrição da newsletter do Jornal Médico